O Pinterest e o Marketing digital

O Pinterest e o Marketing Digital

As capacidades de pesquisa do Pinterest são incríveis, o que ajuda ainda mais o seu público a encontrar seu negócio usando as palavras-chave dos seus títulos. Portanto, seja bem cauteloso ao definí-los.

  1. Utrilize sempre Imagens que se destaquem: a recomendação é de imagens verticais, com proporção de 2:3 (1.000 x 1.500 pixels, por ex.).
  2. Priorize a marca: destaque para o produto que estiver oferecendo.
  3. Apresente o contexto: quais os problemas, medos,desejos seus serviços resolvem? Explique como os produtos/serviços apresentados funcionam na prática?
  4. Apresente o seu Logotipo: de forma sutil, insira em seus pins o logotipo da sua marca/produto.
  5. Sobreposição de texto: utilize texto para complementar a mensagem que os seus Pins desejam passar.

Porém, tenha mais Pins próprios nas suas pastas, do que nas de terceiros.

É mais trabalhoso, porém também terá maior visibilidade.

Pense sempre na melhor forma de alavancar o seu negócio, no quanto seu negócio irá desenvolver depois disso.

O Pinterest, criado por Ben Silbermann, nada mais é que uma rede social de compartilhamento de fotos como se fosse um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de esportes, hobbies, roupas, perfumes, e muito mais.

 O mecanismo do Pinterest é um pouco diferente das outras redes sociais, mas é simples de ser entendido. Sua navegação, inclusive, é bem mais simples do que o Facebook.

Ou seja, o conteúdo compartilhado no Pinterest é conduzido inteiramente por recursos visuais, imagens. Logo, você não pode compartilhar algo no Pinterest, a menos que haja uma imagem.

  • Quando você compartilha algo no Pinterest, ele é chamado de pin .
  • Quando você compartilha o pin de outra pessoa no Pinterest, é chamado de repin.

Desta forma, você pode compartilhar imagens que encontrar online ou pode enviar imagens suas diretamente para o Pinterest. Usando o botão Pin It, você pode compartilhar diretamente em seu navegador de qualquer página da web. Você também pode compartilhar seus pins no Twitter e no Facebook.

O Pinterest funciona através de pastas (boards ou painéis) de imagens, que podem ser “pinados” em diferentes painéis com categorias diversas, do jeito que você achar melhor.

A primeira vez que você visitar o Pinterest, poderá notar que é um site esteticamente agradável.

Salvar e compartilhar suas ideias no Pinterest é basicamente organizado em painéis, com cada imagem chamada de pin. 

Você pode criar um quadro para quase tudo – casamentos, roupas, esportes, decoração de casa, projetos – e fixar qualquer foto nesses quadros. É como se você tivesse um quadro em sua casa com recortes de revistas que você afixa.

Neste artigo, vamos orientá-lo sobre como configurar sua conta do Pinterest, criar e gerenciar painéis do Pinterest, como fazer pins e mostrar a você uma alternativa de aplicativo ao Pinterest que você pode usar para gerenciar sua conta caso esteja usando um Mac.

Por que utilizar o Pinterest?

Estudos realizados indicaram que 59% dos usuários do Pinterest compram algo que visualizaram na rede. Já, no Facebook, o número de compras cai para apenas 33%.

Essa estimativa se justifica devido aos usuários do Pinterest buscarem por alguma solução específica. Outras redes sociais acabam sendo utilizadas com maior frequência para buscar outras informações, como por notícias dentre outros tipos de postagens.

Outro ponto positivo do Pinterest, em comparação com outras redes sociais, está o tempo de vida das postagens que no Pinterest é maior do que o das outras.

As publicações em canais como Twitter e Facebook duram algumas horas no feed, variando de acordo com o número de interações nelas. Enquanto que no Pinterest, o conteúdo postado no Pinterest permanecendo exibido durante 30 dias, em  média.

Como começar

Primeiramente configure sua conta no Pinterest. Basta ir ao Pinterest.com e selecionar ‘inscrever-se’ no canto superior direito. Você pode criar um perfil vinculado a sua conta pessoal do Facebook ou google, ou criar uma específica para a rede a partir do seu e-mail profissional, então defina uma senha para depois fazer login.

Acrescente uma foto de perfil no Pinterest que represente a sua marca, faça uma breve descrição do seu trabalho utilizando as principais palavras-chave do seu negócio e insira os links de suas redes sociais. Ou se tiver um site, esse é o seu link mais importante!

Então, você receberá sugestões de categorias para seguir. Marque as categorias que mais te interessam: desse modo, o Pinterest saberá quais conteúdos mostrar na sua página inicial com mais frequência.

O mais interessante é que o Pinterest pode sugerir novas categorias e pins com base em suas pesquisas recentes. 

Para começar a interagir no Pinterest, você precisará criar os seus próprios painéis.

Criando os seus painéis

Primeiro, clique na sua foto de perfil no Pinterest e clique na seção “pastas”.

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que funciona como um grande painel de ideias e inspirações. O conteúdo é dividido por várias categorias, e a proposta é que o usuário monte seus quadros com os assuntos que mais gosta.

Como criar boards no Pinterest

Clique no “+” e nomeie o seu painel no Pinterest. Organize a segmentação da forma que achar melhor: pode ser por seus próprios projetos, hobbies, ou mesmo inspirações.

Criando os “pins”

 Você poderá criar um pin na página do seu perfil no Pinterest ou dentro de um board. Então escolha uma foto do seu computador ou de algum site externo. Ah. Não se esqueça de colocar uma boa descrição para a sua foto no Pinterest!

O Pinterest recomenda o tamanho da imagem em 600 x 900 pixels.

Imagens maiores do que 600 x 1260 pixels ficará cortado.

Eu costumo usar o tamanho que já vem por padrão no Canva de 735 x 1102 pixels. Fica perfeito 

E, da mesma forma, é interessante criar painéis de pins de terceiros. Isso mostrará aos seus seguidores qual a origem de suas ideias e inspirações no Pinterest.

Repinando as imagens de terceiros

Para repinar uma imagem,  clique no ícone do pin “salvar”. Escolha a pasta onde deseja salvá-la ou crie uma nova.

ATENÇÃO: abasteça pelo menos um dos seus painéis com imagens próprias! Afinal, você está utilizando o Pinterest também como um portfólio seu.

Logo, tenha sempre em mente que é primordial mostrar o seu trabalho através de imagens de qualidade.

Usando os Pins avançados

O Pinterest disponibiliza opções para complementar os Pins com outras informações complementares.

Conheça os 4 tipos de Pins Avançados:

  1. De Produto, que apresentam preços, disponibilidade e onde comprar.
  2. Aplicativo, que disponibiliza o download de apps diretamente pelo Pinterest (disponível para iOS).
  3. Artigo, que apresenta autor, título e descrição do texto.
  4. Receita, com passos para fazer receitas da forma correta.

Veja o que é necessário para utilizar os Pins Avançados nesse link.

Utilizando extensões no Pinterest

BOTÃO SALVAR

Utilizando essa extensão, você disponibilizará aos seu público a opção para que eles salvem imagens presentes no seu site em suas contas do Pinterest.

Sempre que uma pessoa visitar o seu site (com o botão instalado) o logotipo do Pinterest aparecerá nas imagens do site. Assim, é possível salvar as imagens ao clicar no logo.

CONSTRUTOR DE WIDGETS

Além do Botão Salvar, há outras ações voltadas para o seu site ou aplicativo. Esse recurso permite a divulgação das principais pastas e pins da sua conta em seu site. 

Outra opção disponível é a inserção de um ícone que redirecione os visitantes do seu site para o seu perfil.

Usando o Pinterest Analytics

Criando uma conta business no Pinterest, você contará com ferramentas que auxiliam na análise da suas ações e campanhas além de definir quais tipos de postagem podem ter maior aceitação de seu público.

Você também pode analisar itens como o desempenho dos Pins, bem como obter dados sobre o tráfego do site e sobre suas redes sociais. Para que seja possível essa análise, basta verificar o seu site e as contas das redes sociais.

O analytics também disponibiliza algumas métricas das pessoas que interagem com a sua marca, como dados demográficos e outros interesses.

Agora, que já vimos as noções gerais do Pinterest, neste guia, por um precinho super acessível, você vai entender os fundamentos da plataforma e aprender a usá-la da maneira correta para aumentar as suas visitas e fazer do seu blog um negócio hiper lucrativo.

Todo o conteúdo deste manual vai transformar a maneira como você usa o Pinterest, assim como transformou a de centenas de pessoas que utilizaram as estratégias do Manual do Pinterest.

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