O Poder dos gatilhos mentais que  você precisa conhecer pra vender mais

Neste post você vai aprender o que são gatilhos mentais e a importância de utilizá-los.

Por acaso você já ouviu falar sobre gatilhos mentais ?

É justamente através do uso deles que se torna possível facilitar qualquer tomada de decisão dos usuários (indecisos).

Ou seja, com o uso correto deles,  você conseguirá levar o leitor a fazer aquilo que você deseja.

Esses gatilhos mentais são fundamentais para qualquer copy que todo afiliado  ou mesmo produtor deve ter conhecimento. São eles:

Escassez

Urgência

Prova social

Reciprocidade

História

Especificidade

Porque

Antecipação

Autoridade

Curiosidade

Comparação

Porém, Antes demais nada, é preciso saber o que afinal  é Copywriting.

Copywriting é uma técnica de comunicação persuasiva e os   gatilhos mentais nela inseridos, ajudam as pessoas a tomarem as decisões.

Em outras palavras, é o ato de criar algum tipo de  influência para que as pessoas tomem a ação que você deseja. Por exemplo, se cadastrar em sua lista de contatos, baixar um e-book, assistir a uma aula, comprar algum produto seu, ou até mesmo, ligar par alguém, fazer alguma doação.

Na verdade, existem inúmeros gatilhos mentais que você pode utilizar em seu benefício no dia a dia ajudando em suas escolhas. E funcionam como atalhos cerebrais mesmo !!!

Utilize sempre que possível os gatilhos mentais  nas suas copy”s para aumentar o seu poder de influência e persuasão.

Veja agora os 11 gatilhos mentais poderosíssimos que devem estar na sua copy.

Escassez

Este é o gatilho mental mais utilizado mundialmente.

O medo de perder é muito forte nas pessoas, ninguém gosta de ficar de fora de alguma coisa boa.

As pessoas sempre costumam dar valor para tudo aquilo que é escasso.

Por esse motivo, quanto mais difícil for para aquela pessoa conseguir determinado objeto, mais valioso ele se torna. Aqueles ditados: -Tudo que é difícil é melhor,,, Você só dá valor aquilo quando o perdeu…

Portanto, todo a coisa que está sempre disponível, acaba se tornando fácil e a urgência em consegui-la não existe…

Porém um ponto muito importante deste gatilho mental utilize sempre a escassez real. Jamais invente de forjá-la pois isso acabará queimando a sua imagem a longo prazo.

Urgência

O gatilho mental da urgência força a ação ser imediata, ativando o pensamento de preciso fazer isso agora ou vou acabar perdendo.

Então, este  gatilho mental da urgência está diretamente ligado ao da escassez.

Como já foi dito em algum momento do passado, o medo de perder é muito forte e você acaba utilizando  isso ao seu favor.

Afinal ninguém gosta de perder oportunidades, ainda mais se o seu produto estiver com alguma promoção, o medo vem de pagar mais caro em um outro momento no futuro.

Desta  forma  assim como a escassez, a urgência deve ser real, não minta para os seus clientes para não estragar sua imagem a longo prazo.

Seja sempre verdadeiro com sua audiência!

Estes dois gatilhos mentais, escassez e urgência, são muito utilizados pelo Alex Vargas no Treinamento FÓRMULA NEGÓCIO ON LINE.

Se você ainda não conhece o FÓRMULA NEGÓCIO ON LINE leia o nosso artigo que explica melhor sobre esse treinamento incrível e completo sobre como ingressar no Mundo do Marketing Digital de afiliados e produtores..

Novidade

Todo mundo adora uma novidade boa, não é mesmo?

Existem estudos neurológicos que mostram que quando estamos diante algo novo, o nosso cérebro libera mais dopamina, que é a substância que traz a sensação de prazer?

Dessa forma, sempre que estamos diante de uma novidade, o nosso cérebro cria, automaticamente, um sistema de recompensa, que nos faz buscar mais novidade, para ter outra vez essa sensação de prazer que a dopamina traz.

Um ótimo exemplo de uma marca que utiliza o gatilho da novidade é a Google com seu sistema operacional android.

Por tudo o que eu acabei de explicar para você, a Google está sempre lançando um android novo com melhorias.

A novidade faz com que os consumidores queiram comprar um aparelho praticamente igual ao que já possui.

Isso também acontece com os carros.  Todos os anos é lançado um novo modelo, com mínimas diferenças  (uma lanterna diferente)e que, mesmo assim, fazem grande sucesso em vendas.

Então, aprenda a usar também o poderoso efeito da novidade a seu favor.

Prova Social

Este gatilho mental é um clássico!

Se você escuta outras pessoas falarem bem de algo, isso vai despertar em você o desejo de saber mais sobre esse “algo”.

Imagine a seguinte situação:

Você sai para jantar com a sua família e passa na frente de dois restaurantes.

Um está completamente lotado e outro está super vazio.

Qual você acha que é o melhor restaurante?

É dessa maneira que o gatilho mental da prova social funciona, através de filas, recomendações, depoimentos e reviews.

Somos seres sociais e sempre olhamos para os outros, para determinar quais são as ações que vamos tomar… Sempre!

É muito importante para a sua estratégia utilizar este gatilho mental.

Através dos depoimentos das outras pessoas, é possível enxergar que o produto funciona de fato.

Reciprocidade

O gatilho mental da reciprocidade consiste basicamente em dar conhecimento gratuitamente sem esperar nada em troca.

Ou  seja, a reciprocidade é muito interessante porque as pessoas tendem a retribuir quem já fez algo por ela.

Para ficar mais claro, confira o exemplo:

Imagine que mês vem você tem o aniversário de um amigo querido e fica em dúvida se deve comprar ou não um presente.

Então, para decidir o que fazer, você leva em consideração que no seu aniversário passado esse mesmo amigo te deu um presente.

Dessa forma você sente a necessidade de presenteá-lo por conta da reciprocidade.

Uma das formas de aplicar a reciprocidade no seu negócio é oferecer conteúdos de valor sem esperar algo em troca como e-books e cursos gratuitos, vídeos etc.

Com isso as pessoas vão te ver com bons olhos, ou seja, de maneira positiva.

Dessa forma, elas são levadas a pensar que o seu material pago deve ser  excelente, já que  você oferece tanto material de valor gratuitamente.

História

Se você conhece o mundo do marketing digital, já deve ter visto muitas vezes pessoas falando que você precisa aprender a contar boas histórias.

E isso é extremamente importante.

As histórias estão presentes na humanidade desde a pré-história…

Através das histórias você consegue criar imagens muito mais vivas dentro da mente da sua audiência, ou seja, o poder da história é enorme e você deve utilizá-lo em sua estratégia de copy.

É importante ressaltar aqui que a sua história precisa criar conexão com o seu público.

Sendo assim, o objetivo principal da história é exatamente demonstrar como o seu produto pode solucionar os problemas e as dores de sua audiência.

Especificidade

Taí um dos gatilhos mentais bem interessantes. É extremamente importante neste gatilho mental a utilização dos números.

Imagine que você precisa melhorar a copy de seus anúncios e quer estudar mais sobre gatilhos mentais.

Pesquisando pela internet você encontrou esses dois resultados:

Gatilhos Mentais: Como emegrecer

Gatilhos Mentais: Aprenda como emagrecer em 30 dias sem fazer exercícios físicos.

Qual deles você iria acessar?

Acredito que o segundo, certo?!

Dessa forma, o segredo é ser o mais específico possível, descrever em detalhes o que você está oferecendo.

Ou seja, quando você é específico, três coisas são ativadas na mente das pessoas: curiosidade, confiança e autoridade.

Com este gatilho, as pessoas criam mais confiança em você pelo fato de antecipadamente eliminar as dúvidas que elas tem.

Porque

O motivo em si não é o que faz diferença (lógico que ajuda), mas o que é preciso é sempre ter um motivo claro em tudo o que você faz em suas comunicações de marketing com os seus leads.

Explique porque você está oferecendo o seu produto ou serviço e, com isso, os seus leads estarão muito mais propensos a fazer o que você pede.

Se uma  pessoa queria passar na frente de todos os outros que estavam fila.        

Para conseguir isso, ela foi perguntando para todos se poderia entrar no seu lugar.

É claro que nenhuma pessoa da fila deixaria ela entrar.

Agora, em uma outra experiência, essa mesma pessoa deu um motivo para passar na frente de quem estava na fila.

E pelo simples fato dela utilizar um motivo, ou seja, um porque, ela conseguiu que as pessoas deixassem ela passar na frente.

Agora imagine que você está na fila da bilheteria do metô para comprar as pasagens e sai falando para as pessoas deixarem você passar na frente delas sem nenhum motivo.

Elas iriam aceitar? Bem difícil não é?

Agora, se você chega e mostra um motivo real, com certeza as pessoas não se importariam em deixar você passar.

Sendo assim, você pode utilizar este gatilho mental sempre que for necessário no seu projeto.

Antecipação

Este gatilho mental funciona da seguinte maneira: você gera comunicação que vai deixar sua audiência com vontade e curiosa para saber o que está por vir.

Dessa forma você consegue criar expectativa e ansiedade no seu público-alvo.

Esse gatilho mental é muito utilizado nos projetos de lançamento, fazendo com que a audiência fique com vontade e atenta para a abertura do evento.

Ele cria um espaço mental no usuário, deixando-o com vontade de participar daquele curso específico. 

Autoridade

Para exemplificarmos o gatilho da autoridade vamos usar o exemplo de uma consulta médica.

Imagine que você vai ao neurologista e ele prescreve um medicamento para você tomar a cada 12 horas.

Como o  médico é uma autoridade no assunto sobre saúde, você vai seguir exatamente suas orientações.

Aplicando esse gatilho na área de vendas, é preciso demonstrar do mesmo modo, autoridade no assunto.

Mostre que você é a pessoa que conhece a fundo o assunto.

Para isso, utilize alguns argumentos como:

Caso você seja o produtor de um curso que esteja oferecendo, salientar que é de sua autoria

Contar como adquiriu o conhecimento para tanto é bem interessante também, porque conforme você vai descrevendo sua trajetória, seu leitor vai se interessando mais no assunto.

Caso você seja autor de livros é interessante expor, da mesma forma como mencionar suas palestras e meetings sobre o assunto também vai lhe atribuir autoridade sobre o assunto.

Através da produção de conteúdo de valor também é possível melhorar seu posicionamento e aumentar a sua autoridade.

Com isso, o usuário, de modo instintivo, irá acompanhar seus conteúdos porque ela percebeu que você entende, sabe que vpcê tem muito a contribuir sobre determinado assunto.

Lembre-se, confiança se ganha aos poucos e depois que é conquistada, basta manter-se no rumo certo para não perder a credibilidade. Se leva dias, meses pra se conseguir e em poucos segundos se pode perder.

Curiosidade

É o gatilho muito usado em títulos !!!

A curiosidade é despertada através de palavras que fazem o usuário ter vontade e desejo de saber o conteúdo da matéria.

Alguns exemplos são: “descubra como”, “saiba como”, “revelado o poder da”, “segredo para” ¨o dez passos para”etc.

Esse recurso é muito interessante utilizar, especialmente, quando o objetivo é aumentar o tráfego para o seu site, blog, abertura na taxa de emails etc.

Mesmo dentro do texto, é bem interessante ir criando curiosidades no leitor. Desta forma ele vai se engajando na leitura.

Comparação

É um tópico clássico utilizado pelo mundo do negócio, você já deve ter visto algo de o dobro pela metade do preço.

É um gatilho muito forte porque chama atenção do usuário.

A comparação também é muito usada para oferecer descontos…

Algo que custava R$497,00 agora está pela metade do preço, leva a pensar que o produto é valioso  e precisa comprar naquele instante.

Este gatilho também pode ser usado em táticas de produto de ticket muito mais alto para dar o efeito de comparação.

Essa comparação faz o usuário pense que o seu produto está praticamente de graça e vale muito a pena comprar. Assim, ativa o gatilho mental e o cliente conclui que realmente compensa comprar.

Também é possível usar a comparação com os conhecidos bônus que valem muito e que você entrega “de graça”.

Exemplo:

bônus 1 = R$ 100,00

bônus 2 = R$ 500,00

bônus 3 = R$ 400,00

Todos os bônus somados valem R$1000, mas você diz ao usuário que dará “de graça” se comprar o seu produto naquele momento da oferta que custa R$ 497,00.

Então, o que vem na mente instantanemente é que que o usuário está conseguindo adquirir R$1497,00 por apenas R$497,00.

Desta forma, existem razões importantes para você usar os gatilhos mentais no seu negócio. 

*Os gatilhos mentais aumentam significativamente a sua taxa de conversão.

Basta se  comparar uma página com gatilho mental e outra sem, a página que utilizou os recursos de gatilhos mentais tende a ter um desempenho bem mais favorável.

*Com os gatilhos mentais você aumenta a conexão com o seu público.

Então, em sua copy  sempre ao criar um bom conteúdo, lembre-se de utilizar um ou mais gatilhos mentais.

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