O Funil de Venda

O FUNIL DE VENDAS PROPRIAMENTE DITO

Aqui vamos nos concentrar basicamente no que é um Funil de vendas, bem como qual seu mecanismo!

Como vemos acima na imagem acima, o Funil de vendas, quando bem feito, é, como o próprio nome diz, um “filtro” que é formado desde a entrada de um visitante em seu site ou blog  até sua conversão em cliente.

Ele vai se afunilando conforme vai ocorrendo o processo de conhecimento da pessoa até se tornar um cliente.

Esse conhecimento se inicia quando ela visita o site, se interessa pelo conteúdo, se engaja e acaba se tornando um cliente.

E o interessante é que essas etapas estão  diretamente ligadas para que o Funil funcione adequadamente.

Na parte de cima (mais larga), encontramos o público alvo composto por internautas e visitantes curiosos. Aqui a possibilidade de  se transformarem em clientes é relativamente remota.

Porém, é exatamente aqui que tudo começa. E sua função é, através de conteúdos de qualidade atrair a atenção desses visitantes e fazê-los se inscreverem em sua lista de e-mail marketing, através de estratégias sutis, informativas e com linguagem simples.

Na parte central, como as pessoas já tem conhecimento de seu trabalho e, eventualmente já podem inclusive estarem inscritas em sua lista de e-mails, vão atrás de você em busca de resolverem suas necessidades através de seus produtos ou serviços.

Aqui caberá a você realizar um trabalho direcionado aos benefícios que o cliente está buscando, criando matérias que solucionem os problemas apresentados, sempre procurando orientar como resolver esses problemas.

Sabe-se que quase sempre o eventual leitor vai buscar mais informações a fim de sanar todas as suas dúvidas, daí o motivo de criar um conteúdo direcionado as pessoas que buscam esse tipo de informação.

E você estiver trabalhando um Funil de vendas utilizando uma ferramenta de email marketing, o visitante, ao chegar em seu site e deparar com um artigo informativo bom

Porém sem a pretensão de  vender nada, o usuário se sentirá atraído e acabará se inscrevendo em sua lista de contatos através de uma captura dentro de seu artigo.

Então, aquele que era apenas um visitante, a partir daí, se torna um “prospecto” e consequentemente entra em seu funil de vendas.

Neste momento,  através de um relacionamento, via email marketing com seu prospecto, você  procurará levá-lo ao fundo do funil.

No fundo do funil (a parte mais estreita), estarão aquelas pessoas realmente decididas em comprar algo, porém ainda avaliando nossos produtos ou serviços.

Então caberá a você demonstrar ser responsável e confiável além de estar sempre interessado no bem estar dos seus clientes.

É como uma máquina de dinheiro, trabalhando em “piloto automático” e gerando renda todos os dias. Pode ter certeza disto.

A ISCA DIGITAL

Como o nome fala,a isca digital é um artifício usado pra “fisgar” clientes, onde a isca é um conteúdo de valor. Sendo que, ao se interessar em troca deixará seu e-mail em sua captura.

Tudo começa na captura do e-mail do usuário. Eu considero essa uma das partes mais importantes do funil, até porque, se a sua isca não for atrativa ou se seu título não chamar a atenção do visitante, dificilmente ele irá colocar o e-mail para cadastro.

Há vários tipos de iscas digitais eficientes:

Isca camuflada – que gera curiosidade no leitor em saber como aquilo é possível, ou como funciona. Ex: como perder a barriga em 30 dias.

Vídeo grátis – Normalmente o vídeo gratuito é uma das técnicas mais fortes pra atrair a atenção e curiosidade dos clientes e fazê-los se inscrever em sua lista.

E-books – Muito popular na internet ver capturas oferecendo matérias em e-books grátis.

Conta grátis – Você oferece uma aula grátis em troca do e-mail, na medida em que o visitante se interessa pela aula, provavelmente vai se interessar pelas demais aulas pagas.

Sorteios, podcasts também são formas interessantes de iscas digitais.

É só escolher uma dessas formas de iscas e por em prática seu funil de vendas o quanto antes.

HEAD-LINES MATADORAS

Fundamentais na chamada de atenção. Mesmo quesua isca nem seja excepcionalmente boa… Se não possuir uma Head line caprichada, o visitante não ficará tentado em colocar seu e-mail.

A head-line deve necessariamente:

Prometer uma grande coisa, ao invés de várias coisinhas.

Uma solução objetiva para um público específico

Deve estar focada num resultado final desejado

Transmitir confiança

Exemplos:

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O QUE FAZER APÓS A CAPTURA DO CONTATO?

Após  ter adotado uma série de estratégias para divulgar o seu negócio ou serviço, ter capturado seus contatos e finalmente ter conseguido uma boa lista de contatos, surge a pergunta que não cala.: E agora?

Hoje, o relacionamento entre empresas e clientes é bem diferente do que era há alguns anos. Agora tudo ficou mais claro, direto e a facilidade no acesso à informação tornou esse processo de diálogo muito mais amplo, rápido e objetivo.

Sendo assim, depois de ter conseguido diversos contatos, tudo o que você terá que fazer para fidelizá-los é criar um engajamento com eles!

O BÁSICO DO RELACIONAMENTO ENTRE EMPRESAS E CLIENTES?

Em marketing digital, o termo relacionamento se equivale à “interação” propriamente dita.

Como empresa (mesmo que a princípio, você esteja  trabalhando sozinho, em casa e sem uma boa estrutura, você terá diversas ferramentas à sua disposição que poderão trabalhar com essa finalidade.

E-mail marketing, postagens em redes sociais, vídeos marketing no YouTube, postagens no Instagram, Pinterest, Linkedin, Twitter, mensagens via Whatsapp, Messenger entre outros recursos de diálogo são alguns exemplos.

Sabendo disso, muitos empreendedores fazem a seguinte pergunta: “Mas, mesmo depois de ter investido tanto na captura de leads, vou precisar investir ainda mais para que o meu conteúdo chegue até esses leads? O que eu vou ganhar com isso?

Esse investimento irá consolidar o respeito, a credibilidade, a confiança e, sobretudo, a autoridade ao seu trabalho.

Ou seja, se você fornece um conteúdo de qualidade para seus contatos e mostra que realmente entende e leva a sério o assunto que os capturou, é óbvio que eles irão preferir adquirir o seu produto ou serviço ao de outras empresas que se mostraram indiferentes em relação à interação e à atenção em os atenderem.

COMO MANTER O RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES?

Se você lembrar diariamente que seus contatos precisam de cuidado, atenção e interatividade, você verá que esse simples relacionamento será essencial na conversão de leads para CLIENTES.

Para manter essa interação ativa, é fundamental que você tenha uma ferramenta para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.

Estamos falando de um dos recursos de envio de e-mail, também conhecido como “auto-responder”, que deverá estar integrado ao seu site ou blog, ou simplesmente à sua página de captura.

Dentre as diversas ferramentas de e-mail marketing que conheço, posso mencionar o E-GOI, cujo custo é bem razoável, o envio dos e-mails em sua grande maioria  são feitos com ´precisão e nos horários pré definidos e o atendimento deles é muito bom também.

Por meio deste e de outros recursos similares, você poderá fazer disparos de conteúdos (e-mails) para os contatos de uma forma segmentada e controlada.

Ou seja, você irá começar a enviar mensagens direcionadas e diferenciadas para cada contato da sua lista de e-mails, conforme o assunto do formulário de captura que ele  usou.

Vantagens do e-mail marketing

Apesar das redes sociais terem ganhado a atenção do marketing, o e-mail continua sendo uma ótima alternativa para quem está criando uma lista de contatos e quer criar relevância da marca para essa lista.

A seguir, confira alguns dos motivos (vantagens do e-mail marketing) pelos quais você precisa usar o e-mail marketing em sua estratégia.

E FINALMENTE, DICAS PARA UM RELACIONAMENTO EFETIVO

Vale ressaltar que cada público alvo se comporta de uma forma específica e que, do mesmo jeito, cada sistema de e-mail marketing trabalha de maneiras específicas.

Geralmente, as ferramentas de e-mail marketing para envio de mensagens sempre possuem recursos para categorizar os contatos e notificar a ação de um contato (downloads de e-books, vídeos, abertura de e-mails, inscrição em webinários, dentre outras iniciativas).

Talvez uma das dicas mais importantes sobre a construção do relacionamento com clientes e produção de conteúdo é: não enviar tudo, para todos e ao mesmo tempo!

Por isso é fundamental segmentar seu público. Para quem está interessado em emagrecer, para quem deseja perder a barriga, para quem está ingressando no marketing digital.

Cada um destes exemplos pertencerá a um determinado segmento, logo será identificado com uma tag específica que possibilitará o envio dos e-mails pertinentes a sua área individualmente.

Desta forma, tenha em mente que ficar enviando mensagens aleatórias o tempo todo não é nada legal.

Mesmo porque você vai ser tachado como “chato de galochas” e que, da mesma forma, nem todo conteúdo se adapta a todo perfil de cliente, ou seja cada nicho merece um conteúdo específico.

4 Comentários

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    • Bom dia Camine, primeiramente é ótimo ter você conosco!!!
      O funil de vendas é o ponto fundamental da estrutura de email marketing, ali você vai conseguir determinar quais dos seus supostos contatos se encontram mais próximos da real intensão de adquirir seus produtos e desta forma vai conseguir criar uma estrutura sólida e escalável. Para tal é essencial estar cadastrado numa plataforma profissional tais como a e-goi que é minha favorita, cujas funcionalidades são excelentes e e preço bastante acessível pra quem esta ingressando no mercado digital. Confira aqui: https://ideiasmarcantes.com.br/e-goi

      Boa sorte e abraços!!!

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