Conhecendo as siglas do Marketing Digital

Conhecendo as siglas do Marketing Digital

Se você esta começando no campo de marketing digital e deparou com estas siglas, a princípio meio confusas, saiba que você não está sozinho.

Na verdade o glossário de termos em marketing digital aumenta quase que diariamente.

Imagine que algum SEO especialista, ao verificar sua campanha faça uma análise do seu negocio online reportando o seguinte:

“Eu acho que você deve atualizar o seu CTA e os aumentos de CTR, o que terá um impacto positivo no SEM, em especial o PPC, o que lhe dará um melhor ROI, e consequentemente o ajudará em  seu SEO…”

Relatórios como esse mostram a importância de se informar mais sobre essas siglas.

Dentre as siglas de indicadores de desempenho (KPI) mais importantes no marketing digital, podemos citar: CPV, CPM, CPL, CPC, CPA, ROAS e ROI .

Quando utilizadas corretamente e juntas, estas métricas formam o funil digital, e possibilitam analisar o desempenho por completo de estratégias e campanhas digitais.

CPM – Custo por mil impressões

CPM no marketing digital é a sigla para a métrica de desempenho “Custo por Mil Impressões”, ou seja, qual valor é cobrado quando os anúncios são impressos (exibidos) mil vezes. (voltar)

CPC – Custo por clique

CPC no marketing digital é a sigla para a métrica do desempenho “Custo por Clique”, ou seja, corresponde ao valor médio pago por um clique em anúncio patrocinado. trata-se de um indicador complexo, pois não mede a qualificação. assim, aumentar o tráfego é fundamental para captar mais leads. (voltar)

CPV – Custo por Visita

O CPV, custo por visita, é o valor gasto em anúncios dividido por visitas. Uma visita é um acesso de um usuário ao site, blog ou e-commerce, para qualquer origem de tráfego: orgânico, referência, pago, etc. (voltar)

CPL – Custo por Lead

CPL no marketing digital é a sigla para a métrica do desempenho “Custo por Lead”, ou seja, qual é o valor que as campanhas estão pagando por cada lead adquirido. (voltar)

CPA – Custo por aquisição ou venda

CPA no marketing digital é a sigla para a métrica do desempenho “Custo por Aquisição”, ou seja, custo médio por venda ou transação. (voltar)

ROAS – Retorno sobre Gasto com Anúncios

ROAS no marketing digital é a sigla para o termo em inglês “Return on advertising spend”, que significa “retorno sobre gasto em anúncios”. Enfim, é o custo da mídia patrocinada. (voltar)

ROI – Retorno sobre Investimento

ROI no marketing digital é a sigla para “Retorno sobre investimento”, que considera a relação entre o valor de venda, custo do produto vendido e as despesas em marketing: equipe, mídia e ferramentas. (voltar)

Demonstração da utilização dessas métricas

Aqui temos uma representação gráfica aleatória das métricas em um funil de vendas:

Funil digital no marketing online B2B (voltar)

Conclusão

Utilizando esses indicadores para analisar se obterá uma noção do desempenho real do comportamento das campanhas de marketing digital. (voltar)

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando, você concorda com essa utilização.  POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Criado por WP RGPD Pro
× -