Como todos sabemos a melhor forma de tráfego que há é a gratuita ou orgânica, porém aplicar as técnicas de SEO corretamente em seu site ou blog é fundamental para que se consiga atingir o maior número de pessoas possível em sites de busca e desta forma conseguir aumentar o seu público e consequentemente aumentar as conversões.
Porém, estamos falando em tráfego “grátis” por não estar diretamente investindo dinheiro em si, mas devemos computar nosso tempo, conhecimento e outros aspectos muito valiosos que estamos aplicando em nossa estrutura.
É muito comum, ao se fazer uma busca no Google, clicarmos nos primeiros resultados que aparecem ali, agora o importante é saber o motivo porque eles aparecem na frente de outros que podem até ter conteúdos tão bons quanto aqueles.
SEO PARA SITES OU BLOGS
SEO, nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias de marketing digital para melhorar a posição de seu site nas buscas orgânicas, ou seja, no Google.
Para tanto existem as técnicas de otimização On-Page e Off-Page são de grande valia e você deve se preocupar muito com isso.
SEO On-Page – são todas as estratégias e otimizações utilizadas internamente em uma página. Sendo que tais ações podem ser tanto no conteúdo como o uso de palavra-chave no título e subtítulo, otimização das imagens com ALT e legenda.
Também são os links em seu site que apontam internamente para outro artigo, otimizando a estrutura interna do seu site
Eles auxiliam o visitante de seu site a encontrar as informações de que ele precisa no seu próprio site, fazendo que ele fique mais tempo ali e assim, devem ser feitos de maneira clara e objetiva, para que a navegação seja boa e a taxa de rejeição seja baixa. Sem falar que o google leva em conta o tempo em que os visitantes permanecem no site.
SEO Off-page – são os direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet. Esta é uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, que faz com que mais pessoas conheçam o seu site e que também influencia diretamente no seu posicionamento nos buscadores.
Aqui estão os links que apontam para fora do seu site, chamados links externos.
O Google vai analisar a experiência dos usuários nos seus posts e também vai atentar para quais outros conteúdos você os está encaminhando, tornando o seu site mais relevante em seu posicionamento.
Cabe dizer que o tráfego orgânico é um ativo de longo prazo que, por ser de forma grátis, envolve um tempo maior em seu retorno, porém se usando as estratégias corretas esse prazo pode se reduzir muito.
Uma coisa é certa, quanto mais posts e matérias você vai publicando em seu site, mais você vai aparecer nas pesquisas feitas no Google. Você começa do zero e minúsculo e vai tomando forma com o tempo até atingir seus objetivos. Assim que funciona!!!.
Agora vamos falar das PALAVRAS CHAVE que são a base de tudo pois representam o atalho para sua página aparecer nas primeiras posições do Google (e isso é ótimo!!!)
Primeiramente devemos escolher nossas palavras chaves de uma forma consciente, não jogando termos aleatórios e sem conexão com o tema em você está focado. Seja negócio, emagrecimento, saúde, beleza etc.
Se você vai pesquisar sobre algum assunto normalmente coloca só uma ou duas palavras e mesmo que você não escreva a frase inteira, aparecerão muitos resultados sobre aquele assunto digitado.
As pessoas levam poucos segundos para decidir seu interesse real sobre o que estão vendo na busca, logo você também tem pouquíssimo tempo pra captar a atenção delas
Aqui entram as estratégias para se usar as palavras chaves ao seu favor nos textos.
- Títulos Seo
- Urls
- Meta descrição
- Os cabeçalhos
- Imagens SEO
TÍTULOS SEO
Primeiro, tenha bastante atenção aos TÍTULOS, que devem estar conexos com o conteúdo da matéria.
Afinal você pode ter preparado um texto incrível sobre um determinado assunto, mas se seu título não for chamativo e coerente o leitor não vai se interessar nele, e assim você acaba perdendo todo seu trabalho porque não se atentou ao titulo.
Por outro lado, o título é o que constrói a expectativa do leitor, e se ele não corresponder ao conteúdo da matéria, o suposto leitor ficará frustrado e loguinho sairá de sua página…
AS URLS
As URLS são também muito importantes no que diz respeito ao rankeamento de seu site no Google pois ele também identifica o uso de palavras chaves no próprio endereço da sua página.
Desta forma, quanto mais você se atentar à presença da palavra chave na URL, mais provavelmente os leitores clicarão e irão conhecer o seu conteúdo.
Logo, procure evitar números na URL, nunca os atualize após o seu conteúdo já estar indexado, URLs enormes, nem pensar porque só atrapalham e, por fim, a URL deve ter conexão com o assunto do site.
A META DESCRIÇÃO
Influencia diretamente no rankeamento do seu site. Ela é um pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando se faz uma pesquisa no Google.
Ou seja, é um fragmento do código HTML que tem como função resumir o que a página aborda desta forma atraindo o leitor para a leitura do conteúdo, como resultado vai aumentando a sua taxa de cliques.
OS CABEÇALHOS
Os CABEÇALHOS são elementos que definem a estrutura de títulos das páginas. Esses elementos são importantes porque definem o nível de importância dos títulos e subtítulos de sua página.
Aqui devemos usar no título principal o H1 (nunca usar H1 no texto só no título principal), e subtítulos com H2 e assim por diante.
AS IMAGENS SEO
O Google não vê as imagens como nós. Ele precisa de algum elemento em texto para poder entender do que a imagem está querendo dizer.
Então, ao fazer o upload seu arquivo no post do blog você deve se atentar:
Nome do arquivo deve ser separado em hifens pois o Google não lê espaços.
O ALT TEXT
É a descrição dos elementos visuais de uma imagem. O preenchimento dessas informações é essencial para que os mecanismos de busca entendam o que aquele recurso visual representa. Além disso, é uma importante ferramenta para tornar seu site mais acessível!
Se a imagem por algum motivo não carregar irá aparecer o text alternativo que você colocou.
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