Página de inscrição pendente

A página de inscrição pendente ( é aquela para quando o cliente não confirmou  sua inscrição)

Veja como é simples criar uma página de inscrição pendente e aumentar sua taxa de contatos confirmados

O modo mais seguro de se evitar uma verdadeira inundação de contatos falsos na sua lista de email e ter uma boa taxa de contatos confirmados é usando o DOUBLE OPT-IN e uma página de confirmação pendente bem legal.

Mas, primeiro, o que são contatos falsos?

São e-mails inválidos ou inconsistentes  que embora estejam em  sua lista, na realidade não representam  potenciais clientes…

Há vários tipos de e-mails assim.  Pode acontecer de a pessoa escrever erradamente seu e-mail na hora de se inscrever no formulário de sua página de captura e, por outro lado podem ser também através de que  robôs espertalhões que cadastram vários  e-mails inválidos ali…

A  verdade é que se uma parte muito grande da sua lista é de contatos falsos, você tem a falsa sensação de que capturou contatos suficientes pra sua meta, e  essa não é a realidade!!!

Contatos falsos NUNCA  se converter em vendas reais.

Caso  você tenha a meta de fazer 250 vendas, mas tem apenas 200 leads, isso significa que você precisa reajustar a sua meta, o que não acredito ser uma boa escolha,  ou investir mais na captação de contatos, tanto da forma orgânica (grátis) como na paga. E isto está muito evidente, nãoé?

Por outro lado, se você tem 10.000 contatos e uma meta de 1.500 vendas, esta parece ser uma meta bem  mais realista de atingir.

O pior é que só parece, porque se você estiver sofrendo de uma inundação de contatos falsos, essa meta está bem distante de ser realidade.

Por exemplo, se desses 10.000, mais de 7.000 forem  falsos. Sua margem de contatos reais estará muito aquém de suas expectativas e desta forma sua meta ainda mais distante de atingir.

Daí você olha sua lista de contatos orgulhoso (a) vendo os 10000 contatos lá “firmes e fortes” e o grande problema é que você não tem a menor noção disso…

Pensando (equivocadamente) que não tem porque se preocupar em capturar mais contatos uma vez que já tem os suficientes ou adequar a meta a um novo patamar, resolve dar uma pausa nas capturas. Mas é justamente isso que você não deveria fazer.

​​​​​​​​​Então, como se “vacinar” contra os contatos falsos? (resolver  isso manualmente não é assim não é nada recomendável)

Hora do pulo do gato!!!

Usar o sistema de double opt-in (ou confirmação dupla) com uma página de confirmação pendente bem elaborada para aumentar a sua taxa de contatos confirmados.

E nas a seguir veja  o que é página de confirmação pendente, como criar a sua e como funciona o double opt-in.

Vamos lá?

O que é a página de confirmação pendente?

A página de confirmação pendente é uma página adicional para onde a pessoa que acabou de se inscrever em sua página de captura pode ser redirecionada.

Sua função é exatamente notificar o inscrito de que ele precisa acessar a conta de e-mail e procurar pelo e-mail de confirmação para não somente se certificar de que o endereço de e-mail está correto. Em seguida ele pode fazer o download do e-book oferecido no momento da captura (isca digital) ou mesmo, tendo confirmado a inscrição, confirmando que  intenciona em continuar recebendo e-mails do negócio ou serviço em que ele acabou de se cadastrar.

Mas não é sempre que uma pessoa que se inscreveu em uma página de captura é redirecionada para uma página de confirmação pendente.

Então quando você precisa de uma página de confirmação pendente?

Há  dois sistemas distintos de confirmação para a entrada de um contato em uma lista de emails: o single opt-in e o double opt-in.

E  a diferença fundamental entre os dois tipos é que o double opt-in exige uma etapa de confirmação a mais para garantir a qualidade da lista, ou seja, a certeza de se tratar de contato real.

Vejamos o mecanismo dessas duas modalidades:

No single opt-in (ou confirmação simples) uma pessoa só precisa se cadastrar na sua página de captura para entrar para a sua lista de emails.

Não importando se o e-mail colocado está correto, é válido, ou até mesmo se pertence a ela. Sendo que  se todos os dados obrigatórios  (*) do formulário forem preenchidos, o endereço de e-mail colocado entra para a sua lista.

Por outro lado, no double opt-in (ou confirmação dupla), existe um passo a mais para garantir que sua lista ficará livre de e-mails inválidos ou incorretos  e de pessoas que não tem o menor interesse em receber seus emails.

Nesta modalidade mesmo que quando o visitante preenche o formulário da sua página de captura ele não entre automaticamente para a sua lista, a segurança de o cliente ser real é o ponto.

Porque primeiro, ele precisa acessar a sua conta de e-mail e clicar no e-mail de confirmação que ele recebeu. Só então ele se torna de fato um contato.

Com isso, quem colocou um email errado ou inválido ou até mesmo cadastrou outra pessoa não consegue realizar a confirmação e consequentemente não receberá seus e-mails e nem poderá baixar  seus brindes(iscas).

Na verdade, essas pessoas não receberiam mesmo se fossem parte da sua lista, porque uma mensagem enviada para um endereço inválido não iria chegar a lugar nenhum  certo mesmo.

Assim, ativando o  double opt-in a qualidade da sua lista com ceteza melhorará (você não terá contatos falsos ou inválidos) e, consequentemente, a sua entregabilidade também será efetivamente certa.

Agora, o que tudo isso tem a ver com essa página de confirmação pendente?

Você só precisará desse tipo de página quando utilizar o sistema de confirmação dupla (ou double opt-in) já que o objetivo dele é justamente informar o usuário de que ele deve completar a confirmação para poder baixar seu brinde ou mesmo continuar recebendo emails do seu negócio.

Quem utiliza o single opt-in redireciona o usuário da página de captura direto para a página de obrigado e, neste caso, a página de confirmação pendente não é necessária. O cliente (verdadeiro ou não) irá pra sua lista de contatos…

Como criar uma página de confirmação pendente que realmente faça o contato confirmar o e-mail dele?

Porque geralmente quando se  fala da importância do sistema de confirmação dupla, aparece gente dizendo:

“Mas assim a  minha lista de contatos vai ter poucas pessoas, porque vai ter gente que não vai querer confirmar”

Agora, por acaso quando você se cadastra em um serviço ou  para receber um conteúdo que você realmente deseja, você deixa de entrar no seu email e confirmar o cadastro?

Eu acredito que não.

Na verdade, é quase que automático abrir ansiosamente a caixa de entrada e procurar pelo email de confirmação pra poder receber meu conteúdo.

E quando isso não acontece, geralmente, é por um destes 3 motivos:

Falta de interesse;

Segmentação errada;

Falta de instrução adequada.

Os dois primeiros motivos têm a ver com arrumar inscritos que não fazem parte do seu público ou não estão de fato interessados na oferta da sua página de captura.

Com esses não tem muito o que fazer para convencê-los a confirmar o email e é até melhor que não o façam.

Porque contatos que não estão interessados no que o seu negócio tem a oferecer dificilmente vão se tornar clientes reais.

É um esforço que você poderia aproveitar melhor conquistando pessoas que fazem parte do seu público-alvo e possivelmente tem interesse no seu produto ou serviço.

Já, quanto ao motivo número 3 (falta de instrução adequada) é algo que se você resolver na sua página de confirmação pendente, definitivamente o ajudará a aumentar a sua taxa de contatos reais confirmados.

E é por isso que nas próximas linhas você verá o passo a passo para criar uma página de confirmação pendente que estimule o contato a confirmar o e-mail dele.

1. Informe que o contato precisa confirmar o e-mail

Parece básico, mas, por incrível que pareça,  tem página de confirmação pendente que se esquece de fazer isso.

O primeiro parágrafo da sua página precisa deixar claro que o processo de inscrição ainda não acabou, que ainda falta um passo.

E, principalmente, que a pessoa só irá receber a recompensa para qual  ela se cadastrou para receber ou terá acesso ao serviço depois que ela  confirmar o seu endereço de e-mail.

Por exemplo:

 Confira o seu email…

Nós enviamos uma mensagem para xxxxxxxxxxx com um link para ativar a sua conta.”

2. Coloque os passos que ela precisa executar

A próximo passo da em sua página de pendente é informar como a pessoa que acabou de se cadastrar deve fazer para confirmar a sua inscrição.

As instruções podem parecer óbvias, porém nem todos os seus supostos clientes têm o mesmo conhecimento que você e estão acostumados a executar o processo de confirmação.

Nesta página, as etapas são explicadas de forma bem clara e com passos pequenos e simples de executar.

Não recebeu um email?

Se você não vir um e-mail nosso dentro de alguns minutos, algumas coisas podem ter acontecido:

O e-mail está na sua pasta de spam. (Algumas vezes coisas ficam perdidas lá).

O endereço de e-mail que você digitou tinha um erro. (Acontece com até com os mais experientes).

A pessoa acidentalmente forneceu outro endereço de email. (Normalmente as pessoas tem um chamado “melhor e-mail”, ou seja usado mais frequentemente ).

Nós não podemos entregar o email para este endereço (Normalmente devido a firewalls ou filtros).”Preencha o seu email e tente novamente”

5. Também é recomendável Colocar links para os principais serviços de email (Outlook, Gmail, Yahoo). Pra facilitar… Ele pode clicar em um ícone na sua página e cair diretamente no email dele.

Assim, ele não tem o trabalho de abrir uma nova guia, digitar o endereço, se perder no meio do caminho fazendo outra coisa.

6. Coloque imagens para tornar o texto mais claro

Para reforçar ainda mais o objetivo da sua página de confirmação pendente (fazer com que os contatos confirmem o endereço de e-mail), você pode ilustrar o seu texto com imagens.

Por exemplo, mostrar como o email de confirmação aparecerá na caixa de entrada dela, o conteúdo do email e onde ela deve clicar.

Crie suas páginas de confirmação pendente usando utilizando os modelos fornecidos por alguns plugins

Você não precisa criar sua página de confirmação pendente do zero absoluto. Muitas vezes basta escolher o modelo que deseja usar e customizar com cores, textos e imagens para deixar o padrão de seu negócio.

Conclusão

Neste artigo você viu que a melhor forma de evitar contatos falsos na sua lista de email é usando um sistema de double opt-in e uma página de confirmação pendente  para aumentar a taxa de contatos reais confirmados e também viu como criar sua página de confirmação pendente.

Agora chegou a hora de você colocar a mão na massa e usar esses conhecimentos para criar as suas  “ landing pages.”

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