O ciclo do sucesso nada mais é do que um conjunto de ações que ajuda a desenvolver o negócio, seja qual for o ramo de atividade e no marketing digital não é diferente.
Da mesma forma, o ciclo de sucesso no marketing digital é a sequência de comportamentos e atitudes que direcionam o negócio de forma a atingir os objetivos efetivamente.
Primeiramente é fundamental ter em mente qual o seu público alvo para que tanto o esforço , o tempo e o investimento sejam direcionados ao público certo.
Assim, devemos direcionar nossa “suado” dinheirinho e nosso valioso tempo criando anúncios procurando atingir nosso público alvo.
Para tanto, é importantíssimo determinarmos nosso público alvo da forma correta e através de alguns simples detalhes conseguimos identificá-lo ou mesmo individualizá-lo:
-OS DADOS DEMOGRÁFICOS, como o sexo, a idade, o local onde vive.
-SUAS DORES, ou seja, fatores como o cansaço das limitações de seu emprego, de se locomover em transportes lotados ou mesmo pegando trânsitos homéricos.
-SEUS DESEJOS, como por exemplo, trabalhar menos horas e desta forma passar mais tempo com os seus familiares.
-SEUS MEDOS, como do desconhecido, de começar, de gravar vídeo, das coisas darem errado, de não conseguir, de investir dinheiro e não ter retorno, medo do sucesso, das críticas, por fim, alguns medos que paralisam a maioria das pessoas na hora de iniciar no Marketing Digital, a chamada auto sabotagem…
-SEUS MOTIVADORES, ou seja, o porque de estar decidido a solucionar seus problemas ou mesmo simplesmente por querer causar uma boa impressão aos seus vizinhos e amigos ao notarem seu progresso.
-OUTRO PONTO CRUCIAL é se descobrir onde as pessoas costumam estar Online, para desta forma poder direcionar melhor sua publicidade e atingí-las mais certeiramente.
Agora voltando ao tema deste post, vamos falar do CICLO DO SUCESSO…
A PREPARAÇÃO
Abrindo o ciclo, temos A PREPARAÇÃO, onde determinamos o ponto de partida (embora estejamos falando de um ciclo que teoricamente não tem inicio e fim).
Aqui temos a AUDIÊNCIA, ou seja, já temos consciência de quem é a nossa audiência ou público alvo.
Então preparamos e fazemos a OFERTA do que estamos oferecendo, seja um produto ou um serviço. IMPORTANTE: essa oferta deve ser clara e simples de entender.
E, por fim, aparece nossa PÁGINA ou SITE, que deve ser bonita, simples de se usar e, sobretudo, profissional.
A ATRAÇÃO
Sabemos que as pessoas representam nosso tráfego, que é propriamente o oxigênio que nos dá fôlego em nosso negócio online. SEM TRÁFEGO, SEM NEGÓCIO ONLINE…
A atração é utilizado na internet justamente para atrair o potencial comprador a adquirir o que você tem a oferecer, através de conteúdos de valor que respondam às principais dúvidas do público alvo. Conteúdos estes que podem e devem ser divulgados em redes sociais, blogs, vídeos, e-books, dentre outras formas.
O ENGAJAMENTO
Uma vez tendo sido visitado por determinada pessoa, já temos ciência de que há algum interesse no assunto que abordamos logo não podemos pensar em desperdiçar tão valiosa visita.
Assim, devemos estar preparados com estratégias para atraí-lo de volta, ou melhor ainda, transformá-lo num seguidor. Neste ponto se faz necessário pegarmos alguma forma de contato dele, tal como e-mail, whatsapp dentre outras que não nos deixe perdê-lo de vista.
O RELACIONAMENTO
Somente pegar seu contato não é o suficiente. Devemos posteriormente nos relacionarmos com ele para que ele se lembre de você na hora em que for comprar alguma coisa.
Aqui, uma das formas bem fortes e muito usadas é o e-mail marketing onde através da criação de listas de e-mails em plataformas próprias que automatizam a entrega das campanhas em que oferecemos conteúdos com consistência e valor, conseguimos solidificar nosso relacionamento e criar confiança com o público alvo.
A CONVERSÃO
Primeiramente, é obvio, deve haver um público alvo e a oferta direcionada a este público específico deve ser algo IRRESTÍVEL criando confiança em quem a recebe.
Aqui entram as estratégias de marketing de motivação como a notícia de um lançamento imperdível, a oferta grátis de um bônus valioso ou o aviso de um prazo limitado.
Logo, no marketing digital, conversão é uma ação que o usuário realiza num site ou mesmo em uma campanha objetivando a compra de algum produto ou serviço
ENCANTAMENTO
Após uma venda realizada devemos “encantar” o cliente, ou seja, fazer com que ele se sinta satisfeito e feliz . Desta forma ele vai falar bem de você às pessoas tornando a recompra muito mais fácil.
O RELATO
Logo, devemos encontrar formas de fazer com que nosso cliente satisfeito fale bem de nós em depoimentos, fotos em redes sociais, recomendações a amigos. O marketing de recomendação é sem dúvida um dos mais importantes que existem para alavancar nosso negócio.
Este e inúmeras outros temas sobre o marketing digital são abordados de forma muito didática e objetiva no curso FÓRMULA NEGÓCIO ONLINE do Alex Vargas.
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