Você preparou sua estrutura. Agora chegou a hora dedefinir entre Google e Facebook para anunciar, é preciso estar a par de como cada uma funciona bem como entender as suas diferenças.
É possível, inclusive, que o uso de um acabe complementando o outro.
Neste artigo, vou explicar tudo que você precisa saber sobre as duas ferramentas
Mesmo porque para quem está iniciando no marketing digital, seja um profissional da área gerenciando anúncios ou mesmo um empresário que quer veicular anúncios de sua empresa na internet, é sempre um dilema se descobrir qual a melhor plataforma para fazer essas divulgações.
Três pontos principais geram essa dúvida, são eles: abrangência, recursos e os resultados que cada uma dessas plataformas pode trazer.
Mas será que existe mesmo essa disputa, e caso realmente haja, será que uma delas realmente é melhor?
Leia até o final para conhecer melhor essas duas plataformas, quais são seus pontos fortes (e fracos) e quais as principais diferenças entre elas, dessa forma você poderá descobrir por conta própria e eliminar de vez essa dúvida.
Afinal, por que devemos investir em mídia paga?
Para termos aqui um artigo realmente completo, é importante ressaltarmos a importância do investimento em mídia paga para todos os segmentos, seja para quem vende produtos ou serviços, B2B (quando uma empresa vende para outra)ou B2C (quando o alvo é o consumidor final).
Embora a mídia tradicional, tais somo TV, rádio, jornais ainda pode funcionar e ter sua parcela de representatividade quando falamos em propaganda, é evidente que com o avanço da internet e das tecnologias, quem ainda não estiver aqui, dificilmente estará conseguindo se manter firme no “jogo”.
As empresas de tecnologia perceberam que havia ali, de fato, um potencial interessante para a venda de espaços para publicidade.Quase duas décadas depois, muita coisa mudou.
Assim, foram criados mecanismos específicos para desenvolvimento de publicidade, consolidando a área do marketing digital.
E dentre as mudanças trazidas nos últimos anos, está uma maior especificidade nos algoritmos utilizados para determinar qual conteúdo é relevante para cada usuário.
É assim no Google, no Facebook e em outras plataformas online.
A internet sem sombra de dúvida é uma grande rede de conexão, cada vez mais presente na vida das pessoas, trazendo oportunidades infinitas para os dois lados, tanto para quem anuncia/vende como para quem busca/compra.
Assim, a crescente no número de usuários, traz também sérias consequências como por exemplo os ditos algoritmos dos motores de busca cada vez mais exigentes para exibição de conteúdo, tornando a busca orgânica cada vez mais seletiva e forçando os anunciantes a aprimorarem suas técnicas de SEO e por fim, saturadas as possibilidades orgânicas, utilizar a mídia paga.
Desta forma, investir em mídia paga tornou-se essencial para o sucesso de qualquer negócio, garantindo que o seu anúncio chegue até as pessoas certas.
De um lado temos o Google Ads que resumidamente é a plataforma de publicidade paga da gigante de tecnologia (maior buscador do mundo), e, portanto, considerada a maior e mais abrangente plataforma existente.
Vejamos alguns números:
Mais de 40.000 pesquisas realizadas por segundo
180 bilhões de pesquisas por mês
Com o Google Ads, 2.6 bilhões de pesquisas por mês exibem anúncios pagos
Potencial de alcance de 90% de todos os usuários de internet do mundo!
Os números falam por si só e poderiam garantir todas as vantagens dessa plataforma, mas tem mais.
Nela é possível escolher entre dois tipos de anúncios: Pesquisa e Display, sendo a primeira o link patrocinado que aparece no topo das páginas de resultados e a segunda a forma de anunciar nos parceiros do Google que disponibilizam banners em seus sites dedicados a estes anúncios.
Além disso, o Google também se utiliza muito de inteligência artificial e do machine learning, o que possibilita que os seus motores de busca sejam cada vez mais sofisticados e responsivos.
Falando agora um pouco sobre as desvantagens, se podemos dizer assim, na utilização dessa plataforma, duas nos chamam mais a atenção.
A primeira é o custo das palavras-chaves que, dependendo do seu nicho de negócio, pode ser elevado quando são bastante disputadas (ainda assim muito inferior aos valores investidos em publicidade tradicional) e se você não tiver uma boa estratégia de marketing digital, o risco de você gastar dinheiro e não ter o retorno esperado é grande.
A segunda desvantagem é que se você possui um produto ou serviço novo no mercado, que não é de conhecimento de grande parte do público, você não poderá contar com um histórico de pesquisas sobre esse produto e pode ser difícil anunciar uma vez que você não saberá ao certo quais as palavras chaves pesquisadas para encontrá-lo.
Neste caso, o ideal é que você “eduque” a sua audiência e crie relacionamento com seu público alvo. O que nos leva ao nosso segundo personagem da matéria.
E do outro lado, o Facebook Ads
Se o Google ocupa o topo dos buscadores, o Facebook ocupa o topo de maior rede social do mundo, ou seja, a briga é boa.
Vejamos os números:
Mais de 1.28 bilhão de usuários ativos por mês
1 trilhão de visualizações por mês
Potencial de alcance de 43.8% de todos os usuários de internet do mundo!
Assim como o Google Ads, o Facebook Ads é também a plataforma responsável pela publicidade paga da Rede Social além de oferecer muitas vantagens para quem anuncia.
Dentre as principais vantagens está o poder de segmentação de suas campanhas, sendo possível segmentar seu público em: idade, sexo, gênero, localização geográfica e preferências, ou seja, muito mais segmentado do que o Google, o facebook você anunciar exatamente para quem você quer.
Além disso, é possível criar diversos tipos de anúncios, como vídeos, gifs, fotos, formulários de cadastro etc. o que torna seu anúncio muito mais personalizável e dinâmico.
Uma outra vantagem do Facebook é que por meio do Facebook Ads o seu anúncio não depende de uma busca para ser encontrado pois ele se utiliza do marketing de interrupção, onde uma pessoa pode estar simplesmente navegando ou mesmo assistindo um vídeo ao ser impactada pelo seu anúncio de forma involuntária.
Entretanto há algumas desvantagens , no Facebook Ads:
A principal delas, é a falta de garantias que o anunciante tem de que quem será impactado pelo seu anúncio, esteja no momento certo para comprar aquele produto. Como já disse, pode simplesmente estar navegando e nem ligar para o anúncio que involuntariamente apareceu…
Ou seja, enquanto o Google atende aquelas pessoas que estão realmente interessadas em saber mais e comprar o que estão pesquisando, no Facebook a chance de você atingir uma pessoa que já esteja na base do funil de vendas é muito menor.
Desta forma as estratégias de vendas utilizadas no Facebook Ads, normalmente trazem resultados num prazo maior do que quando as utilizadas no Google Ads.
Desta forma, a escolha entre as duas plataformas dependerá basicamente de qual seu objetivo com os anúncios e do seu público alvo.
Enquanto o Google Ads se ocupa de melhorar objetivamente os resultados de vendas, o Facebook Ads procura consolidar a sua marca e desenvolver o relacionamento da sua empresa com o público alvo.
Então fica claro que não se tratam de plataformas rivais e você não precisa escolher entre uma e outra pois elas trabalham bem juntas, sendo até complementares na sua estratégia de marketing digital para garantir o máximo de visibilidade para o seu negócio.
Preocupe-se em conhecer melhor o seu público alvo para saber onde eles estão e como eles preferem ser abordados, onde faz mais sentido para eles ser impactados pelos seus anúncios.
Procure conhecer a fundo os hábitos bem como a jornada de compra do seus clientes bem como estude o funil de vendas do seu negócio. Ou seja procure entender, dentro do contexto do seu segmento, qual o caminho percorrido desde o momento em que o cliente tem sua atenção despertada pela primeira vez até realizar a compra.
Sabendo-se que o Google trará mais clientes no estágio final do funil, ou seja que já estão definidos pelo que buscam e o Facebook trará pessoas que estão mais para o topo do funil, ou seja, que tem alguma vaga idéia sobre algum produto ou serviço e monte a sua estratégia de atração bem como utilize quantos canais puder.
Uma ótima forma de obter o melhor das duas plataformas é utilizar ferramentas que as integrem, como por exemplo o Píxel do Facebook e o Remarketing. Dessa forma você terá os dados necessários para impactar as pessoas de acordo com seus comportamentos de maneira totalmente personalizada.
Logo, tenha sempre em mente que elas se completam!
Se você deseja aprender o passo a passo de como montar sua estrutura de forma prática e escalável. Com toda certeza este e o melhor caminho a seguir.
Excelente materia sobre ads. Onde encontro mais informações passo a passo? Esse curso contém os detalhes? Obrigada