Afinal o que é uma lista de e-mails ?
A chamada lista de e-mails nada mais é que a melhor forma de se manter um relacionamento duradouro com as pessoas que já são seus clientes ou podem vir a se tornarem uns.
Alí além de seus contatos, estão outras informações que o possibilitam tanto a identificar, segmentar, como organizar de uma forma geral seus contatos.
Desta forma, ela é o ponto crucial na elaboração de uma estratégia de e-mail marketing.
É através dessas listas que será possível direcionar as ofertas, para as pessoas certas, previamente segmentadas.
Cabe salientar que, não somente ofertas devem ser enviadas através das listas de e-mails, emails com conteúdos valiosos são sempre muito bem vindos e ajudam muito a criar um bom engajamento com as pessoas, sejam elas clientes em potencial ou mesmo clientes já efetivamente fidelizados.
Uma lista, várias segmentações
Embora a lista possa ser apenas uma, os contatos nela inseridos devem ser tratados separadamente conforme as informações que se souber deles, tais como seus interesses, medos, necessidades etc.
Desta forma o ideal é criar emails personalizados conforme os interesses do cliente.
Desta forma, siga estes seis passos para criar uma lista de e-mails do zero.
- Escolha o NICHO
Este é o seu primeiro passo antes de qualquer outra coisa. Ex. Saúde, Beleza, Sexualidade, Hobbies, Negócios etc
- Procure distinguir os sub-nichos existentes
Caso o seu Nicho principal seja Marketing, o marketing de afiliados seria um sub nicho
Caso fosse música, ensinar a tocar viola, seria um sub nicho
Quanto mais especifico for seu sub nicho, mais facilidade terá para encontrar o público alvo.
- Defina sua PERSONA
A persona é aquele cliente ideal que você está em busca para comprar seu produto ou serviço.
Obviamente, nenhum produto ou serviço é adequado para todas pessoas.
Vender um curso de adestramento de cães para alguém que não gosta de animais.
Assim, caso você não tenha as personas bem definidas, não saberá para quem está vendendo. Entretanto, caso não seja possível chegar a um determinado perfil só, poderão ser encontrados vários perfis para o mesmo tipo de negócio.
- Conteúdo gratuito
A melhor forma de converter pessoas em clientes é alimentar essa lista com conteúdos gratuitos, que vão de encontro à expectativa dessas pessoas, que se sentirão valorizadas ao lerem matérias que lhes interessam e pensarão: se recebi este material gratuitamente e adorei, o conteúdo pago deve ser incrível.
E-books, podcasts. Webinários, newsletters…
- Faça o convite para uma determinada ação
É normal que o visitante leia o conteúdo de seu post em seu blo, goste e navegue pelo site em busca de outras coisas. Porém até ai nada aconteceu além de uma simples leitura.
Então, neste ponto precisamos fazer com que o visitante faça uma ação e aí que entra o CTA (call to action), que nada mais é que um simples formulário em que será oferecido gratuitamente algo de seu interesse em troca de seu e-mail. (a captura está feita!)
- Crie uma landing Page (página de captura)
Aqui está o ponto inicial para a construção de sua lista pois seu único objetivo é exatamente converter visitantes em leads.
Nela deverão estar:
Os benefícios (de forma bem elaborada e didática devem ser demonstrados )
A prova social (que são testemunhos de pessoas que já se beneficiaram adquirindo o produto/serviço)
Uma breve apresentação sua ou de sua empresa
O formulário para inscrição (que deverá conter os dados principais do visitante)
O CTA que será a chamada para a ação
FAQ com algumas perguntas frequentes
Pois bem, agora que você já está com todas as informações básicas para começar a criar uma lista, a próxima etapa está com você!
Seguindo os 6 passos acima, é hora de colocar em prática.
MÃOS A OBRA !!!
Artigo super didatico e interessante!
Obrigada por postar!