Se você estiver montando um web site, sem dúvida há vários aspectos no que pensar. Entretanto você deverá separar um tempo pra pesquisar a palavra-chave.
Ao tomar essas medidas, você terá uma noção mais clara do progresso que almeja para o seu site.
Inclusive, você poderia pagar para ter acesso a essas ferramentas porém isso não é obrigatório. Também é perfeitamente possível utilizar uma combinação de ferramentas gratuitas pra se encontraras informações que você procura.
A pesquisa de palavras-chave é uma atividade fundamental para o sucesso no Marketing Digital, seja pra melhorar a visitação orgânica (gratuita) através das técnicas de SEO, seja para fazer campanhas de links patrocinados ou mesmo pra buscar conteúdo para o seu site ou blog.
Evidentemente, essa é a tarefa mais importante para criar a base de todas as campanhas, ofertas de conteúdo e posts úteis para os interesses da sua audiência.
Isso não somente dá ideias sobre o que se passa na cabeça do público-alvo, como também ajuda a preencher potenciais lacunas entre os consumidores e os produtos ou serviços procurados.
Apesar de a pesquisa de palavras-chave ser essencial para SEO e CPC, existem diferenças entre os dois.
A maioria das pessoas que está começando a usar o Google Ads escolhe pelo lance de custo por clique (CPC) para pagar a cada clique nos anúncios. Com essa opção, você define um lance máximo de custo por clique (lance máximo de CPC). Esse é o valor mais alto que você deseja pagar por um clique no seu anúncio.
A posição dos seus anúncios nos resultados da pesquisa é determinada pelo seu lance, multiplicado pelo seu índice de qualidade, que em parte é composta da qualidade dos anúncios, das palavras-chave e das páginas de destino em seu site.
O lance ideal para você depende do tipo de sua campanha, do custo das palavras-chave e da relevância das palavras-chave.
Muita gente associa a pesquisa de palavras-chave apenas com o SEO, entretanto o Google também determina o ranking dos sites a partir das palavras-chave contidas no conteúdo, mas usa centenas de outras variáveis para determinar qual página tem o melhor conteúdo.
Para fazer um bom conteúdo é preciso tanto descobrir as melhores palavras quanto produzir um conteúdo que atenda às demandas das pessoas que estão pesquisando essa palavra.
Felizmente, existem muitas ferramentas para ajudá-lo em seus esforços e você pode construir extensas listas de palavras-chave.
Confira abaixo algumas das melhores ferramentas do mercado, algumas gratuitas e outras pagas.
“Autocomplete” do Google-
Comece digitando uma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google e previsões que podem ser semelhantes ao que você está procurando podem aparecer.
O algoritmo de preenchimento automático é baseado em muitos fatores, incluindo quantas vezes os usuários procuraram por um termo no passado.
É especialmente útil se você está procurando por palavras-chave de “long tail” baseadas em uma palavra ou uma frase.
Escreva a sua palavra principal na caixa de busca e depois cada letra do alfabeto para ver pesquisas relacionadas. Coloque também um espaço antes da sua palavra-chave para ver mais variações.
Como o próprio nome sugere, é uma ferramenta de sugestão de palavras-chave.
Essa ferramenta utiliza dos dados do Google e de outros buscadores, bastando apenas colocar o termo que tem em mente e adicionar uma letra ou número na frente dele para extrair sugestões de uma só vez.
Também é útil para para ajudá-lo a encontrar nichos específicos a serem explorados dentro do seu mercado.
Entretanto, é uma ferramenta básica que só deve ser usada para gerar ideias e expandir suas listas de palavras-chave, mas com ela, às vezes você pode descobrir palavras-chave que não teria pensado.
Planejador de palavras-chave do Google-
A ferramenta mais óbvia e amplamente utilizada em pesquisa de palavras-chave é o “Keyword Planner” do Google.
Essa ferramenta permite que os anunciantes busquem por novas expressões e tenham ideias de grupos de anúncios, ou seja, formas de agrupar as palavras por similaridade.
A ferramenta do Google fornece estatísticas para cada termo, incluindo volume de pesquisa e o custo médio estimado por clique. Ela é útil durante as fases iniciais, mas não deve ser a única ferramenta usada para pesquisa.
Como diz o Google, você pode usar o planejador “para criar as bases para uma campanha bem-sucedida”.
Ele pode fornecer uma orientação para a organização do grupo de anúncios e uma ampla seleção de palavras-chave, mas se você contar exclusivamente com essa ferramenta pode perder a oportunidade de trabalhar com algumas expressões de “long tail”, que são expressões de busca que apresentam maior especificidade e, em vista disso, possuem um número menor de buscas.
Apesar disso, por serem focadas em um nicho, a possibilidade de rankeamento com elas é mais fácil e pode significar também uma menor concorrência. consideradas valiosas.
Se você pretende subir a outro nível e fazer uma pesquisa de palavras-chave com muito menos esforço e com conclusões muito mais eficientes, recomendo usar o SEMRush.
Com o SEMRush é possível não somente pesquisar palavras-chave, mas saber quais sites aparecem nos resultados no Google para cada uma delas.
Identificar quem são os seus principais concorrentes (sites que aparecem para várias buscas que interessam a você) e saber quais são as palavras-chave que levam mais visitas a cada um desses sites. Além disso, você pode saber quais palavras-chave os concorrentes compram no Google Ads, o quanto investem por mês e qual o volume de tráfego que obtém de resultados orgânicos e de resultados patrocinados.
É literalmente uma mina de ouro para descobrir ótimas palavras-chave, saber quais palavras convertem mais e onde você deve focar suas energias primeiro.
Você pode monitorar todas as posições de busca do seu site, as posições no Google dos seus concorrentes e planejar ações para fazer conteúdo que vá rankear na frente deles. (é possível experimentar gratuitamente).
A ferramenta é semelhante ao Übersuggest porque usa o “autocomplete” do Google, mas leva a um passo à frente, gerando até 750 sugestões por palavra-chave.
Funciona com 83 línguas e 129 domínios de Google (.com.br; .com.ar; .com.uk… para filtrar apenas os países de seu interesse).
Além disso, ele gera automaticamente sugestões em ordem alfabética para frases que incluem palavras antes e após o seu termo base.
Não há nenhum CAPTCHA ou anúncios para distrair os usuários de sua pesquisa em profundidade e a melhor parte sobre essa ferramenta é a facilidade na navegação.
Portanto caso você queira uma ferramenta rápida e simples sugestão de “long tail”, recomendamos essa.
Apesar de ter recursos limitados, o WordStream é uma ferramenta de sugestão de palavra-chave sofisticada, que pode fornecer termos altamente relevantes e valiosos para o seu tema escolhido.
A ferramenta fornece frases de “long tail” mais diversificadas que o Keyword Planner do Google, onde todas as sugestões fornecidas são mais fortemente relacionadas do que das ferramentas mencionadas anteriormente.
Ele alega ter mais de 1 trilhão de consultas e usuários não-pagantes que pesquisam até 30 vezes por dia. Infelizmente, algumas métricas como o volume de pesquisa e o tamanho da concorrência são bloqueadas, incentivando você a se inscrever para a versão paga (que é cara).
O WordStream tem outras funções gratuitas, incluindo pesquisa de nichos, grupos e palavras-chave negativas, tudo que pode ajudar a refinar as suas listas.
O Keyword Eye é uma ferramenta visual de pesquisa de palavras-chave que apresenta uma “nuvem” com sugestões, onde tamanho e cor representam o volume de pesquisa e de competitividade.
Você também pode ver as sugestões exibidas em uma grade e classificar os resultados por uma determinada métrica.
Com o plano gratuito, os usuários têm 20 buscas por dia com até 100 palavras-chave por relatório e a base de dados de 25 domínios do Google. Diferentemente da ferramenta “WordStream”, aqui você é capaz de ver o volume de pesquisa, competição de PPC e uma pontuação do competidor correspondente.
Ele fornece os dados de “long tail” e de fácil consumo, uma ótima alternativa para o “Keyword Planner” do Google.
É interessante para mostrar planejamentos mais visuais para os clientes.
O Keyword Revealer’s permite que você veja sugestões de palavras-chave relevantes, bem como as métricas correspondentes: volume de pesquisa, CPC e lucro estimado.
Semelhante ao “Keyword Eye”, se destina a mostrar como a competição é difícil e prevê quais palavras-chave podem ser rentáveis.
As sugestões fornecidas pela ferramenta são extremamente relevantes e vale a pena navegar por lá.
Infelizmente, as contas gratuitas permitem apenas três buscas por dia, então escolha suas pesquisas com sabedoria!
Não se esqueça que as palavras-chave mais valiosas podem vir dos termos de busca que os visitantes usam antes de clicaram no seu anúncio.
Para isso é preciso já ter uma campanha de anúncios funcionando no Google Ads.
Não há melhor maneira de entrar na mente dos consumidores do que ver exatamente como eles procuraram os seus produtos ou serviços!
Ao usar o relatório de termos de pesquisa dentro da interface do Google Ads, lembre-se de adicionar termos de alto desempenho para o seu grupo de anúncios, como as palavras-chave.
Se um termo for irrelevante e mesmo assim “ativar” o seu anúncio, a adicione como uma palavra negativa.
Para acessar o relatório de consulta de pesquisa no Ads, vá para a guia palavras-chave, clique em “Detalhes” e selecione “Todas”.
A pesquisa de palavras-chave é um processo contínuo e itinerante e escolher as palavras “corretas” pode resultar em uma campanha altamente bem-sucedida e rentável.
Existem muitas outras ferramentas gratuitas de palavra-chave na internet, mas essas citadas acima são algumas que achamos particularmente úteis para melhorar a qualidade das pesquisas.
Sinta-se livre para compartilhar sobre quaisquer outras ferramentas que você usa nos comentários abaixo!
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