Esta é a grande dúvida da maioria das pessoas, mas é notório como muitas pessoas já fazem isso, por instinto, ou pressionadas pela situação atual, devido a Quarentena decorrente da pandemia do COVID-19 onde a grande maioria dos negócios físicos tiveram suas portas fechadas temporária ou permanentemente, obrigando a um plano”B” de subsistência.
Caso você esteja entre aqueles que pretendem vender pelo Instagram, neste post encontrará um guia completo, com as principais etapas para montar uma estrutura de vendas em uma das rede sociais que mais evolui no mundo inteiro.
Vender pelo Instagram é com certeza atualmente uma das melhores alternativas dentre as mídias sociais existentes, com o número de seguidores crescendo dia a dia e ferramentas que estão sendo aperfeiçoadas quase que mensalmente.
E o bom disto é que, apesar de ser uma rede com um gigantesco potencial para as vendas online, são poucos os empreendedores que conhecem a verdade, ou seja, como se vender pelo Instagram profissionalmente.
Para montar um negócio totalmente baseado em vendas pelo Instagram, que ultimamente é o caso de uma esmagadora maioria composta por muitos empreendedores, ou mesmo para criar mais um canal de vendas para lojas virtuais já existentes ou em processo de criação, este aqui é onde se deve estar!
Agora, o ponto é que sem as ferramentas e técnicas apropriadas, não será possível extrair o máximo do potencial do Instagram para comercializar produtos ou serviços, e assim conseguir ganhar muito mais dinheiro do que pensava ser possível.
Então vamos às principais etapas para se montar uma estrutura de vendas pelo Instagram, realmente profissional e lucrativa.
Confira a seguir o guia completo sobre como realizar vendas pelo Instagram profissionalmente e com isso extrair o máximo dos recursos que esta plataforma oferece em termos de vendas online.
Para facilitar a apresentação deste passo a passo, dividimos este guia em X tópicos:
1 – Criação de uma Conta Comercial
2 – Criação de uma página no Facebook
3 – Criação da loja virtual no Facebook
4 – Cadastramento de produtos
5 – Ativação do Instagram Shopping
6 – Estrutura de pagamentos
7 – Estratégia de marketing no Instagram
8 – Construção de uma base seguidores segmentada
9 – Geração de conteúdo
ATENÇÃO: Procure não pular nenhuma das etapas e verá como vender pelo Instagram pode ser fácil e lucrativo ao extremo.
1 – A criação de uma Conta Comercial
Primeiramente, como vender pelo Instagram é um negócio, nada mais lógico do que transformar seu perfil pessoal, aquele que usamos normalmente como padrão para criação de contas no Instagram, em uma Conta Comercial, para então poder aproveitar de todas as vantagens dessa plataforma mágica, como por exemplo, as várias vantagens sobre o perfil pessoal, dentre as quais podemos citar:
A criação de links clicáveis nos Stories (muito bom!!!).
O poder de impulsionar as publicações;
O Painel para analisar os dados de desempenho eevolução do seu perfil;
As informações sobre quem acessa suas publicações e segue você;
As métricas das suas ações no Instagram
Importante: a integração entre o Facebook e Instagram, para efeitos de criação de uma loja virtual nestas duas plataformas, só pode ser feita com uma conta comercial, nunca numa pessoal.
Como vender pelo Instagram obedece basicamente às mesmas regras e diretrizes sobre vendas que vigoram no Facebook, esta mudança é fundamental.
Caso seu o seu perfil do Instagram ainda esteja como pessoal, mude imediatamente para o comercial para poder realizar vendas !!!
2 – Criação de uma página no Facebook
Outra das etapas fundamentais para quem deseja vender pelo Instagram é acriaçãode uma página no Facebook também que servirá como base para o seu E-commerce, ou seja, estrutura de vendas no Facebook e também no Instagram conjugadas. E ao fazer esta conexão, você poderá criar e gerenciar seus anúncios no Instagram, os “Instagram Ads”, através do Facebook, que oferece bem mais opções para a criação de anúncios no Instagra
Algumas das ferramentas mais sofisticadas para vendas no Instagram só estarão disponíveis, se você tiver uma página no facebook vinculada ao seu perfil comercial do instagram;
Além de melhor engajamento com seus seguidores – conectando seu perfil a uma página no Facebook, você poderá melhorar o relacionamento com os seus seguidores no Instagram, diretamente pelo Facebook, que é bem mais completo;
Em sua página, é fundamental fazer algumas otimizações de campos, como o Sobre e outros que influenciam na hora de você ser encontrado nas buscas realizadas no Facebook, Instagram, e até mesmo no Google.
Como vender pelo Instagram e Facebook é também conseguir visibilidade em todas as oportunidades em que isso for possível, estas otimizações realmente são fundamentais, principalmente para atrair novos clientes em potencial para o seu perfil.
Com a criação e otimização da página, a sua estrutura básica, em termos de perfil e página estará criada, mas como vender pelo Instagram certamente exige uma estrutura de e-commerce, vamos ver como fazer isso organicamente usando essas duas plataformas.
3 – Criação da loja virtual no Facebook
Se este post é para saber como se vender pelo Instagram, porque “cargas d’água” devo criar uma loja virtual no Facebook, não é?
Devemos partir da premissa de que para se montar uma loja virtual no Instagram, é preciso uma loja virtual no Facebook, pois é para lá que as pessoas que clicarem nas suas publicações no Instagram serão direcionadas. Sendo que a loja pode ser montada nas configurações da página se alterando o Modelo da sua página, para Compras e depois, adicionando a guia Loja. Para saber mais detalhes e não perdermos o foco, por favor dê uma olhada no artigo Loja Virtual no Facebook.
Também é possível a simples criação de um Catálogo de Produtos, no Gerenciador de Negócios do Facebook, mas assim se desperdiça muito do potencial de vendas que se tem com as duas ferramentas integradas.
4 – Cadastramento de produtos
Estando pronta a estrutura da loja, é hora de começar o cadastro dos produtos. Aqui, você deverá fazer um bom planejamento de suas categorias de produtos, como se estivesse criando uma loja virtual formal.
Vender pelo Instagram, entre outras coisas é conseguir exposição, por isso dois pontos são fundamentais:
As Fotos dos Produtos – A importância das imagens é inquestionável, por isso, capriche na hora de tirar as suas fotos. Atente ao cenário, à iluminação e ao enquadramento. Boas fotos podem ser feitas mesmo se usando um celular.
A descrição dos Produtos – Uma boa e cuidadosa descrição de produtos ajuda a vender, por isso, vá direto ao ponto, dando o máximo de informações possível e esclarecendo todos os detalhes sobre eles.
Como, em todas as dimensões da estrutura de social commerce que você está montando, é necessário também que você promova algumas otimizações na sua loja virtual, ajustando informações de disposição de guias.
Feita a configuração e todas as dimensões da estrutura de social commerce da loja e cadastramento dos seus produtos, deve-se esperar a aprovação da loja pela equipe do Facebook. ( dois dias até uma semana).
5 – Ativação do Instagram Shopping
Com a sua loja virtual montada no Facebook, ou com o seu Catálogo de Produtos criado, é hora de ativar o Instagram Shopping, que é a ferramenta que permite a realização das vendas dentro do próprio Instagram, consolidando uma verdadeira loja virtual dentro da plataforma.
Olha que legal !!! Com ele ativo, seu perfil exibirá uma nova aba no seu feed, com o ícone da “bolsinha”, agilizando assim o processo de busca e compra na plataforma.
Porém a ativação do Instagram Shopping somente poderá ser feita após a aprovação de sua loja pelo Facebook. Por isso, fique atento à mensagem ou e-mail do Facebook informando sobre a aprovação da loja.
Assim que for aprovada, basta que você acesse a seção administrativa do seu perfil, toque em Configurações, depois em Negócios e em seguida Compras.
Após selecione “Continuar”, escolha o Catálogo de produtos que você criou e pretende exibir no Instagram e depois toque em “Concluir”. Pronto, a loja já está a meio caminho andado.
Com estes quatro passos você já montou a sua estrutura básica para vender pelo Instagram de forma realmente profissional, mas como vender pelo Instagram não é apenas uma questão de estrutura técnica, é hora de pensar na divulgação do seu negócio.
6 – Estrutura de pagamentos
Até aqui você já viu como vender pelo Instagram, do ponto de vista de estrutura, mas ainda existe a questão de como receber pelas suas vendas, não é mesmo? Sem problema, vamos mostrar como resolver este problema também.
Curiosamente essa é a parte mais simples. Você pode incorporar um sistema completo de recebimentos, com boleto, cartões de crédito e parcelamento no cartão simplesmente criando uma conta em um intermediador de pagamentos, como o PagSeguro, ou o Mercadopago, por exemplo.
No PagSeguro, você poderá criar o chamado Link de Pagamento, que é usado na sua loja no Facebook e Instagram, para gerar os pagamentos online. Gera, e envia pro cliente. Muito tranquilo.
Com estes cinco passos você já tem a sua estrutura básica para começar a vender pelo Instagram de forma realmente profissional, e já pode agora passar para a fase de criação de uma base de seguidores para o seu perfil e publicações.
7 – Estratégia de marketing no Instagram
Agora será necessário pensar em divulgar o seu perfil e consequentemente seus produtos ou serviços.
Marketing no Instagram é muito mais do que fazer postagens, como muita gente ainda pensa. Divulgar uma marca e seus produtos envolve a criação de uma comunidade em torno do seu perfil, envolvendo as pessoas para criar verdadeiros laços de relacionamento.
Para que isso seja possível, você precisa definir o público que pretende atingir, bem como os recursos que serão necessários.
1) Compreender o seu público-alvo.
2) Interagir com o seu público a fim de criar engajamento.
3) Usar hashtags relevantes pra facilitar ser encontrado.
4) Saber a hora certa de publicar.
5) Criar conteúdos com alto impacto visual.
6) Explorar bons calls to action.
7) Usar frequentemente o Stories.
8 – Construção de uma base seguidores segmentada
Nesta área, nossa primeira dica diz respeito justamente à construção da sua lista de seguidores. Que deve ser extremamente segmentada. Para se vender no Instagram os seus seguidores devem fazer parte do público-alvo dos seus produtos. Por isso, ao criar sua base de seguidores, você precisa focar em um público que realmente tenha interesse em seus produtos ou serviços.
E para facilitar isso, determine as características do seu consumidor, como por exemplo:
Faixa etária;
Gênero;
Localização geográfica;
Interesses.
Onde encontrar essas informações? Fácil. Nas próprias contas comerciais do Instagram, você encontra tudo isso na seção Informações. Lá você verá as principais características do seu público.
Caso você esteja abrindo agora a sua conta no Instagram e ainda não tem estas informações, porém já tinha uma página no Facebook, essas informações podem ser encontradas se clicando no item Informações, localizado na parte superior da sua página, e depois na aba Pessoas. Assim se terá as informações sobre faixa etária, gênero, país de origem, cidade e idioma e jáé possível começar a desenhar, o que chamamos de Avatar de Marketing.
Então esqueça a busca obsecada por seguidores, só para colocar números. Isso não passa de uma das várias métricas da vaidade, e como resultado final, não acrescenta nada.
Comprar seguidores então. Nem pensar! Isso é simplesmente jogar dinheiro fora, e pior ainda, pode matar a relevância do seu perfil e acabar queimando sua reputação.
É claro que você deve sempre tentar ganhar seguidores para o seu perfil, mas eles precisam ser segmentados, para que gerem engajamento e vendas, que é o que realmente interessa.
9 – Geração de conteúdo
Como vender pelo Instagram é criar relacionamentos antes para vender depois, uma das melhores estratégias de marketing digital, você precisará desenvolver conteúdo de qualidade para postar em seu perfil, conteúdo este que agregue valor ao dia a dia dos usuários do Instagram, que os informe e os entretenha. É claro que as postagens de vendas são importantes, mas ainda mais importantes são as postagens que geram engajamento.
O algoritmo do Instagram valoriza perfis que possuem um elevado grau de engajamento, e atribui mais relevância a eles. Como resultado, estes perfis ficamemevidência e conseguem um alcance maior para suas publicações.
Sendo assim não economize fotos e vídeos de qualidade, Stories, mesmo que eles só durem 24 horas, lives e outros recursos disponíveis na plataforma. Quanto mais criativo e dinâmico for o seu perfil, maior será a sua relevância e melhores serão as perspectivas de vendas.
0 Comentários