A Psicologia das Cores | A Influência das Cores No Marketing e nas Marcas

A Psicologia das Cores: A Influência das Cores No Marketing e nas Marcas

Vamos abordar aqui um assunto que geralmente não se vê muito falar, porém é de suma importância no dia a dia.  Uma ferramenta muito importante usada por artistas, decoradores de interiores e como mecanismo de marketing em muitas indústrias, A PSICOLOGIA DAS CORES.

Enquanto visitamos  museus ou exposições de arte para contemplarmos as artes expostas, nós, através da  percepção das cores  é que assimilamos seus significados exatamente porque elas exaltam em nosso interior certas emoções, traduzindo o que todos  vêem de forma singular e diferente como uma realidade.

As indústrias em geral usam cores para cativar mais pessoas para suas marcas. Por exemplo, é comum ver uma embalagem de doces nela se agregando  o tom dourado e esta é uma técnica que traz ao consumidor a idéia de que se trata de algo nobre, o que acaba o estimulando a adquirir como sendo o melhor dos doces…

Da mesma forma, muitos escritórios utilizam muitos tons de cinza, azul e marrom em sua decoração  porque essas cores tendem a aumentar a produtividade. No entanto, isso não é uma regra. Isso vale para um ambiente corporativo, mas se alguém trabalhasse, por exemplo, na indústria da moda ou na mídia, o uso de tintas mais brilhantes e mais “coloridas” ajudaria a estimular a criatividade.

Cabe  salientar que na cultura dos povos, as cores recebem valores diferentes também. Basta ver que uma noiva no mundo ocidental usa branco, onde uma viúva usa no sul da Ásia.

AZUL

Acalma,     promove a confiança, inteligência, comunicação, eficiência, serenidade, dever, lógica, frieza, ajuda a controlar o ritmo cardíaco, pressão arterial e respiração. É indicado para salas de reuniões e para espaços de orientações por provocar  reflexão e calma.

Azul é a cor da mente e é essencialmente calmante; o que nos afeta mentalmente, ao invés da reação física que temos ao vermelho. Azuis fortes estimularão pensamentos. Tons claros e azuis mais leves e suaves acalmarão a mente e ajudarão na concentração. Portanto , podemos concluir que  é sereno e mentalmente calmante. É a cor da comunicação clara.

Objetos azuis não parecem estar tão perto de nós quanto os vermelhos. O azul é a cor favorita do mundo. No entanto, pode ser percebido como frio, sem emoção e hostil.

AMARELO

Induz ao otimismo, confiança, auto-estima, extroversão, força emocional, simpatia, criatividade, otimismo, ele estimula e energiza, porém, em excesso, pode causar ansiedade e estimular crises de temperamento, depressão, ansiedade, medo e, em casos extremos, até ao suicídio. Portanto, amarelo é a cor mais forte, psicologicamente.

O comprimento de onda amarelo é relativamente longo e essencialmente estimulante, é indicado em um mix com outras cores para estimular energias em espaços criativos.

VIOLETA

Comumente descrito como “roxo”, é o comprimento de onda mais curto. Leva a consciência a um nível mais elevado de pensamento, até mesmo nos reinos dos valores espirituais. É altamente introvertido e estimula a contemplação profunda ou a meditação. Possui associações com a realeza e geralmente comunica a melhor qualidade possível…

Sendo o último comprimento de onda visível antes do raio ultravioleta, tem associações com o tempo e o espaço e o cosmos. O uso excessivo pode trazer muita introspecção e o tom errado, comunicar algo barato e desagradável, mais rápido que qualquer outra cor.

LARANJA

Estimula a paciência, o conforto físico, comida,  impulsiona a criatividade, cria entusiasmos, abundância, diversão, paixão, sensualidade, segurança. Assim como o amarelo, é indicado para misturar com outras cores e melhorar a energia do ambiente. É uma cor divertida. Porém, denota privação, imaturidade e frustração.

Como o laranja é composto pelo vermelho e o amarelo, é estimulante e a reação a ele é uma combinação do físico e do emocional.

VERMELHO

Aumenta o ritmo cardíaco, estimula a atividade cerebral, aumenta o apetite, coragem física, força, calor, energia, sobrevivência básica,  masculinidade e  excitação. Porém, invoca desafio, agressão, impacto visual e  tensão.

Seu efeito é físico, dando a impressão de que o tempo está passando mais rápido do que na  verdade está. É uma cor forte e muito básica. O vermelho puro é a cor mais simples, sem sutileza.

Sendo o comprimento de onda mais longo, o vermelho é uma cor poderosa. Embora não seja tecnicamente o mais “visível”, ele tem a propriedade de sugerir estar mais próximo do que na verdade está e, portanto, chama a atenção primeiro! Daí a sua eficácia nos semáforos em todo o mundo.

Indicado para espaços onde as pessoas trabalham até tarde e ambiente voltados para atividades físicas.

ROSA

Gera tranquilidade física, calor, feminilidade, amor e sexualidade. Por outro lado, gera inibição, claustrofobia emocional e fraqueza física.  Rosa é uma cor poderosa, psicologicamente. Representa o princípio feminino e a sobrevivência da espécie; é nutritivo e fisicamente calmante. Rosa em excesso é fisicamente drenante e pode ser um pouco emasculado.

MARROM.

Geralmente consiste na mistura de vermelho e amarelo, com uma grande porcentagem de preto. Consequentemente, tem muito da mesma seriedade que o preto, mas é mais quente e mais suave. Transmite seriedade, calor, natureza, confiabilidade e apoio. Entretanto também pode transmitir falta de humor, peso e falta de sofisticação .

Tem elementos das propriedades do vermelho e amarelo.

Marrom tem associações com a terra e o mundo natural. É uma cor sólida e confiável e a maioria das pessoas a considera silenciosa – mais positivo do que o preto, que é supressivo, em vez de solidário.

VERDE

Impulsiona a criatividade, inspira a inovação, promove harmonia e equilíbrio, reduz a ansiedade e o desgaste visual, um conceito mais importante do que muitas pessoas imaginam. Porém denota tédio, nervosismo e estagnação e se usado incorretamente, será percebido como muito insípido.

Indicado para espaços inovadores, onde computadores são usados com frequência e também salas de reunião.

O verde ao atingir nossos olhos não requer nenhum ajuste e é, portanto, relaxante.  É a cor do equilíbrio .

PRETO

Trás consigo a indicação de sofisticação, glamour, segurança, segurança emocional, eficiência, substância e funciona particularmente bem com o branco. O preto cria uma percepção de peso e seriedade. Porém pode trazer opressão, frieza, ameaça e peso.

Preto são todas as cores, totalmente absorvidas. As implicações psicológicas disso são consideráveis. Cria barreiras de proteção, pois absorve toda a energia que vem em sua direção e envolve a personalidade.

O preto com é basicamente a ausência de luz, uma vez que nenhum comprimento de onda é refletido  pode ser ameaçador; muitas pessoas têm medo do escuro. Positivamente, comunica clareza absoluta, sem nuances finas.

Dizem que roupas pretas ajudam emagrecer… Porém, por não chamar a atenção para si mesmo, faz realmente a pessoa parecer mais magra.

CINZA

Uma cor psicologicamente neutra gera falta de confiança. O Cinza puro é a única cor que não tem propriedades psicológicas diretas. É, no entanto, bastante supressivo.

A virtual ausência de cor é deprime. E, quando o mundo fica “cinza”, somos instintivamente condicionados a entrar e nos preparar para a hibernação. Como quando vemos nuvens cinza sobre nós. A menos que o tom preciso esteja correto, o cinza tem um efeito de atenuação em outras cores usadas com ele.  

Indicado para combinar com cores quentes, como o vermelho e amarelo.

BRANCO

Cria noção de espaço, notadamente se o lugar possuir muita luz natural,  promove a criatividade, higiene, pureza, esterilidade, simplicidade, clareza, limpeza, sofisticação, eficiência. Entretanto, pode indicar também,, inimizade, esterilidade, frieza, barreira.

Assim como o preto é a absorção total, o branco é o reflexo total. Com efeito, reflete a força total do espectro em nossos olhos. Assim, também cria barreiras, mas contrariamente ao preto, em muitas vezes, dificultando de se olhar. Como se estivesse sempre bradando: “Não me toque!” Branco é pureza e, como preto, intransigente; é higiênico, limpo e estéril.

O conceito de esterilidade também pode ser negativo. Visualmente, o branco aumenta a percepção do espaço. O efeito negativo do branco sobre as cores quentes é fazê-las parecerem atraentes.

Normalmente em comerciais de automóveis se costuma usar como modelo o preto, porque ele está associado à riqueza, glamour e à seriedade, o que leva Isso leva o consumidor a acreditar que vale a pena comprar o produto.

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